blog que trabalha com teorias estéticas, filosofia e filosofia da arte. procura abordar signos do nosso dia a dia e como a arte é inserida no popular.
sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
CHIN-TAO WU : "PRIVATIZAÇÃO DA CULTURA" P310
"UM PRÉ-REQUISITO INDISPENSÁVEL PARA SER "O INVESTIDOR GLOBAL DO MUNDO DAS ARTES", COMO O NEW YORK TIMES DESCREVE SUCINTAMENTE KRENS, É O APOIO SUBSTANCIAL DO CAPITAL MULTINACIONAL."
"DE FATO, OS MUSEUS MULTINACIONAIS E AS CORPORAÇÕES MULTINACIONAIS SE TORNARAM INSEPARÁVEIS. EMBORA SEUS OBJETIVOS PROCLAMADOS ESTEJAM SEPARADOS POR UM IMENSO ABISMO, ELES TÊM EM COMUM UM APETITE INSACIÁVEL PELO AUMENTO DE SUA COTA DO MERCADO GLOBAL, E ESSA AMBIÇÃO OS LEVA À EXPANSÃO FÍSICA E À OCUPAÇÃO DE ESPAÇO EM OUTROS PAÍSES. ENVOLVE TAMBÉM NEGÓCIOS AGRESSIVOS NUM MERCADO ABERTO E MANOBRAS DE CAPITAL (DINHEIRO OU ARTE)POR TRÁS DE DIFERENTES FRONTEIRAS. AO CRIAR A MULTINACIONAL GUGGENHEIM, TOMAS KRENS EVIDENTEMENTE USOU COM SUCESSO AS MESMAS HABILIDADES GLOBAIS DE NEGOCIAÇÃO QUE AS CORPORAÇÕES MULTINACIONAIS USAM HABITUALMENTE."
"DE FATO, OS MUSEUS MULTINACIONAIS E AS CORPORAÇÕES MULTINACIONAIS SE TORNARAM INSEPARÁVEIS. EMBORA SEUS OBJETIVOS PROCLAMADOS ESTEJAM SEPARADOS POR UM IMENSO ABISMO, ELES TÊM EM COMUM UM APETITE INSACIÁVEL PELO AUMENTO DE SUA COTA DO MERCADO GLOBAL, E ESSA AMBIÇÃO OS LEVA À EXPANSÃO FÍSICA E À OCUPAÇÃO DE ESPAÇO EM OUTROS PAÍSES. ENVOLVE TAMBÉM NEGÓCIOS AGRESSIVOS NUM MERCADO ABERTO E MANOBRAS DE CAPITAL (DINHEIRO OU ARTE)POR TRÁS DE DIFERENTES FRONTEIRAS. AO CRIAR A MULTINACIONAL GUGGENHEIM, TOMAS KRENS EVIDENTEMENTE USOU COM SUCESSO AS MESMAS HABILIDADES GLOBAIS DE NEGOCIAÇÃO QUE AS CORPORAÇÕES MULTINACIONAIS USAM HABITUALMENTE."
CHIN-TAO WU
|
THEODOR W. ADORNO: "TEORIA ESTÉTICA" , P129
"O FENÓMENO DO FOGO DO ARTIFÍCIO, QUE, POR CAUSA DO SEU CARÁCTER EFÊMERO E ENQUANTO DIVERTIMENTO VAZIO, DIFICILMENTE FOI JULGADO DIGNO DE CONSIDERAÇÃO TEÓRICA, É PROTOTÍPICO PARA OBRAS DE ARTE; SÓ VALÉRY DESENVOLVEU REFLEXÕES QUE, PELO MENOS, DELE SE APROXIMA. O FOGO DE ARTIFÍCIO É APPARITION: A APARIÇÃO EMPÍRICA LIBERTA DO PESO DA EMPIRIA, ENQUANTO PESO DA DURAÇÃO, SINAL CELESTE E PRODUZIDO DE UMA SÓ VEZ, MENÉ TEQUÉL, ESCRITA FULGURANTE E FUGIDIA, QUE NÃO SE DEIXA LER NO SEU SIGNIFICADO. O ISOLAMENTO DA ESFERA ESTÉTICA NA TOTAL GRATUIDADE DE UM EFÊMERO ABSOLUTO NÃO PODE SERVIR-LHE DE DEFINIÇÃO FORMAL... "
Andrew Bolton, etc...
Assinar:
Postagens (Atom)