quarta-feira, 13 de outubro de 2010


Bethanienhaus atelier de litografia em berlim e professor.

foto carla magalhães

"ESTAMOS CANSADOS DA ÁRVORE. NÃO DEVEMOS MAIS CRER NAS ÁRVORES, NAS RAÍZES, NAS RADÍCULAS, JÁ SOFREMOS MUITO. TODA CULTURA ARBORECENTE ESTÁ FUNDADA NELAS, DA BIOLOGIA À LINGUÍSTICA. AO CONTRÁRIO, NADA É BELO, NADA É AMOROSO, NADA É POLÍTICO, A NÃO SER OS CAULES SUBTERRÂNEOS E AS RAÍZES AÉREAS, A ADVENTÍCIA E O RIZOMA".

DO LIVRO "MILLE PLATEAUX", DE GILLES DELEUZE E FÉLIX GUATTARI CITADOS NO LIVRO "ESTÉTICA DA GINGA" DE PAOLA BERENSTEIN JACQUES
" CITAÇÃO DE ANDREW BENJAMIN, DO LIVRO " ESTÉTICA DA GINGA" DE PAOLA BERENSTEIN JACQUES.

"SERIA POSSÍVEL UMA ARQUITETURA DO ACONTECIMENTO? SE O QUE NOS CHEGA ASSIM NÃO VEM DE FORA, OU ANTES, SE ESSE NOS COMPROMETE COM AQUILO MESMO QUE SOMOS, HAVERIA UM AGORA DA ARQUITETURA? EM QUE SENTIDO?"

filme feito em berlim, 2007 por carla magalhães

HÉLIO OITICICA

Ofoto de carla magalhães, pintura sobre tela, fragmento, 2007


"FOI COM A MANGUEIRA QUE EU DESCOBRI QUE A DANÇA É A DANÇA QUE SE DANÇA. A ÚNICA DIFERENÇA QUE HÁ ENTRE SAMBA E ROCK É QUE NO SAMBA, VOCÊ TEM QUE SER INICIAD NELE, PRA VOCÊ PODER USUFRUIR DESSA DESCOBERTA DO CORPO DANÇANDO SOZINHO. AGORA, O ROCK DISPENSA ESSE ESTÁGIO DE INICIAÇÃO. AO PASSO QUE O SAMBA É UMA COISA MAIS LIGADA À TERRA, LIGADA A COISAS MÍTICAS DAS QUAIS O ROCK PRESCINDE. O ROCK JÁ SINTETIZA TUDO ISSO, VOCÊ JÁ É INICIADO DESDE QUE ELE TE ATINGE. O SAMBA, EU TIVE QUE IR A ELE."

HÉLIO OITICICA