segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

what should a robot want?


foto carla meurer magalhães

"WHAT SHOULD A ROBOT WANT? THE CLASSICAL ANSWER IS ISAAC ASIMOV'S FUNDAMENTAL RULES OF ROBOTICS, 'THE THREE RULES THAT ARE BUILT MOSTT DEEPLY INTO A ROBOT'S POSITRONIC BRAIN."

1. A ROBOT MAY NOT INJURE A HUMAN BEING OR, THROUGH INACTION, ALLOW A HUMAN BEING TO COME TO HARM.
2. A ROBOT MUST OBEY ODERS GIVEN IT BY HUMAN BEINGS EXCEPT WHERE SUCH ODERS WOULD CONFLICT WITH THE FIRST LAW.
3. A ROBOT MUST PROTECT ITS OWN EXISTENCE AS LONG AS SUCH PROTECTION DOES NOT CONFLICT WITH THE FIRST OR SECOND LAW.

STEVEN PINKER - "HOW THE MIND WORKS." P 15

Chico Mendes (Texto Inernet)

Em 22 de dezembro de 1988, exatamente uma semana após completar 44 anos, Chico Mendes foi assassinado com tiros de escopeta no peito na porta dos fundos de sua casa, quando saía de casa para tomar banho. Chico anunciou que seria morto em função de sua intensa luta pela preservação da Amazônia, e buscou proteção, mas as autoridades e a imprensa não deram atenção. Casado com Ilzamar Mendes (2ª esposa), deixou dois filhos, Sandino e Elenira, na época com dois e quatro anos de idade, respectivamente. Em 1992 foi reconhecida através de exames de DNA uma terceira filha.

Após o assassinato de Chico Mendes mais de trinta entidades sindicalistas, religiosas, políticas, de direitos humanos e ambientalistas se juntaram para formar o "Comitê Chico Mendes". Eles exigiam providencias e através de articulação nacional e internacional pressionaram os órgãos oficiais para que o crime fosse punido. Em dezembro de 1990, a justiça brasileira condenou os fazendeiros Darly Alves da Silva e Darcy Alves Ferreira, responsáveis por sua morte, a 19 anos de prisão. Darly fugiu em fevereiro de 1993 e escondeu-se num assentamento do INCRA, no interior do Pará, chegando mesmo a obter financiamento público do Banco da Amazônia sob falsa identidade. Só foi recapturado em junho de 1996. A falsidade ideológica rendeu-lhe uma segunda condenação: mais dois anos e 8 meses de prisão.

Revisão de pena

Em dezembro de 2007, uma decisão da juíza Maha Kouzi Manasfi e Manasfi concedeu ao fazendeiro Darly Alves da Silva prisão domiciliar até março de 2008. Darly havia sido recolhido ao cárcere de Rio Branco em agosto de 2006, depois de ter sido julgado e condenado em júri popular e famoso como mandante do crime.

(...)

Estética Orgânica

A percepção do nosso planeta, nosso sentido de vida, nossas "desejos", nossos anseios de conquistar algo nesse mundo estão mudando.
Veja a "arte" de Thomas Hirschhorn e filmes como "Zeitgeist".

Não dá mais para pensar que vivemos sozinhos, que esse planeta é uma fonte inesgotável de recursos para satisfazer meu Ego, meu desejo de ser-humano, tanto faz em qual categoria estamos, mulher, homem, criança, casado, solteiro, etc, etc.

...Somos simplesmente um terminável "Ser"....que se mantêm "vivo", por causa de algumas leis, um exemplo disso é que nossa carne se mantêm colada aos ossos e nosso sangue circula como circula por causa da pressão atmosférica. ..etc, etc.

Sou e o outro também É (animais, pedras, seres humanos,...plantas). Simples assim. Orgânico assim. O que acontece aqui e ali, reflete de alguma maneira nesse organismo químico, cheio de energias que é a nossa Terra.

Não temos mais tempo para reclamar e resolver nossas próprias frustrações humanas, hora de agir como um ser consciente e com visão suficiente para resolver problemas macro e micro à longo e curto prazo do planeta.

Enfim..essa será a Nova Estética do Mundo: "Orgânica e voltada para o desenvolvimento e manutenção das gerações futuras..."

Carla Magalhães

Conversa entre baleias.MOV