segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

THEODOR W. ADORNO: "TEORIA ESTÉTICA" , P241

"SE HOJE NADA É COERENTE, É PORQUE A COERÊNCIA DE OUTRORA ERA FALSA. O FECHAMENTO DO SISTEMA DE REFERÊNCIA ESTÉTICO E, EM ÚLTIMA ANÁLISE, EXTRA-ESTÉTICO E A DIGNIDADE DA PRÓPRIA OBRA DE ARTE JÁ NÃO CORRESPONDEM. A PROBLEMATICIDADE DO IDEAL DE UMA SOCIEDADE FECHADA COMUNICA-SE TAMBÉM AO IDEAL DA OBRA DE ARTE FECHADA. INCONTESTAVELMENTE, AS OBRAS DE ARTE, COMO REPETEM INABALAVELMENTE OS REACCIONÁRIOS, PERDERAM O SEU EMPENHO. A PASSAGEM À ABERTURA TORNA-SE HORROR VACUI; QUE ELAS FALEM ANONIMAMENTE E, POR FIM, NO VAZIO, MESMO DE MODO IMANENTE, NÃO LHES COUBE APENAS EM SORTE: DEVEM A SUA AUTENTICIDADE E A SUA RELEVÂNCIA DE FATO."

" IF TODAY NOTHING IS CONSISTENT IS WHY THE CONSISTENCY OF ONCE WERE FALSE. CLOSURE OF REFERENCE SYSTEM AND AESTHETIC IN THE FINAL ANALYSIS, NON-AESTHETIC AND THE DIGNITY OF OWN WORK OF ART HAS NOT CORRESPOND. THE PROBLEM OF AN IDEAL CLOSED COMMUNICATION Society IS ALSO THE IDEAL OF THE WORK OF ART CLOSED. Indisputably, THE WORKS OF ART AS A REPEAT Undeterred reactionaries, LOST THEIR COMMITMENT. PASS THE OPENING BECOMES HORROR VACUI; they speak anonymes, FINALLY , in the empty, EVEN SO immanent, is assigned to them ONLY LUCK: BE YOUR AUTHENTICITY AND ITS RELEVANCE OF FACT. "