quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

yoko ono (entrevista no periódico crawdaddy, vol. VI no. 8, aug. 29, 1971)

..."..as for my art, let me say this: artists are not creative. what more does one want to create? it's all here already. i hate the artists who think their art is creative. i call that kind of art "fart". these artists who make a big lump of sculpture and call it art are just narcissists.... creating is not the job of the artist. the job the artist is to change the value of things."

(oiticica cita yoko ono na carta HO NYK sept. 1, 71)


".. como para a minha arte, deixe-me dizer isto: artistas não são criativos. o que mais é que se deseja criar? tudo aqui já está criado. eu odeio os artistas que pensam que sua arte é criativa eu chamo esse tipo de arte ".#*#*". esses artistas que fazem um grande pedaço de escultura e chamam isso de arte são apenas narcisistas .... criação não é o trabalho do artista. o trabalho do artista é alterar o valor das coisas. "(Tradução p/ o português)

Site UOL: Artes

Lucio Fontana

Discussão sobre o espaço e o tempo

Valéria Peixoto de Alencar*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação


Em relação ao espaço, a pintura se define por possuir duas dimensões - e a escultura três. Uma pintura em perspectiva pode até nos levar a imaginar a profundidade da cena retratada, mas o desenho possui apenas duas dimensões: altura e largura.

Na década de 1960, contudo, o artista Lucio Fontana levou às últimas consequências a reflexão sobre a espacialidade da pintura, "maltratando" a tela com furos e cortes que fazem com que o espectador tenha à sua frente uma obra bidimensional.

Esse tipo de obra de arte discute a questão do espaço e do tempo, ou seja, a profundidade (a terceira dimensão no caso da escultura) e o espaço temporal (a quarta dimensão, segundo Einstein).

Mas como Lucio Fontana registra o tempo? Observe:


Reprodução
Lucio Fontana. Conceito espacial. 1965.

Na tela acima podemos ver seis incisões feitas pelo artista. Você conseguiria imaginar como ele fez os cortes? Com que material, velocidade e direção?

Se você conseguiu imaginar, até mesmo reproduzir ou tentar imitar seus movimentos, isso é sinal de que Lucio Fontana realizou o registro do tempo: não é só uma pintura em duas dimensões, mas o gesto do artista ficou na tela.


Reprodução
Registro de Lucio Fontana produzindo um Conceito Espacial.

White Lies - Bigger Than Us

foto Carla Meurer Magalhães: Av. Júlio de Castilhos

Rethinking Identity: room three