terça-feira, 23 de novembro de 2010

CUBO ESTÉTICA DE RODOVIÁRIA: rodoviária de Porto Alegre 23 e 24 de novembro de 2010

foto carla magalhães
fotoI


foto II

Os artistas:
Antônio Augusto Bueno, Carla Magalhães, foto II, e Loraine Oliveira...presente (virtualmente na rodoviária) com foto acima, foto I, posando em frente a um templo egípcio (segundo ela) ...fez a foto para o adesivo- as flores!. Antônio fez foto dos galhos e colocou galhos em cima do Cubo, e Carla fez foto do "não estacione" e projeto do Cubo.

Agradecimentos : Ubiran Fernandes pela montagem do Cubo, Ubirajara Fernandes pela ajuda na arte, Olímpio Fernandes por ajudar na concepção do Cubo.

e ..Jucelí Beck e COPY STAR por fazerem a impressão dos adesivos.

fotos rodoviária, do Cubo... de carla magalhães







Nós descobrimos "outras" instalações na rodoviária.





...Cubo Estética de Rodoviária pronto, galhos, gravetos, citações, adesivos.




Antônio selecionando nos arredores da rodoviária gravetos para a exposição.




pausa e observando repercussão do "CUBO".





exposição propriamente dita.....o Cubo incomoda, os dizeres também.





segunda parte: citações dos livros de Mário Perniola "A Estética Do Século XX" e de Cláudia Giannetti " Estética Digital- Sintopia da Arte, a Ciência e a Tecnologia" e adesivos com fotos de Loraine Oliveira, Antônio Augusto Bueno, Carla Magalhães.





Primeira parte: montagem do "Cubo Estética de Rodoviária" na rodoviária de Porto Alegre.
na foto: Ubiran Fernandes.
OLAFUR ELIASSON: "Ich glaube, das Potential von Kunst ist es, wie schaffen wir es, unsere Selbstreflexivität oder Selbstkritikalität zu verschärfen."(Eu acredito, o potencial da arte está no modo como nós conseguiríamos tornar mais afiada nossa auto-reflexão ou auto-crítica. )

Julian Schnabel, pintor, diretor de cinema, fotógrafo


fonte do texto e foto: Internet


O Escafandro e a Borboleta (Julian Schnabel, 2007)

Asas, amarras e vôo

O que é visto e expresso nas obras cinematográficas do diretor Julian Schnabel não negam suas origens. Schnabel começou sua carreira na área artística como pintor, ainda nos anos 80, chegando até mesmo a conhecer Jean-Michel Basquiat (fato que talvez o tenha inspirado a fazer o filme biográfico sobre o artista, em 1996). Seu cinema é pictórico e recheado de materiais aparentemente estranhos a uma composição fílmica sem cunhos surreais (como o próprio título O Escafandro e a Borboleta poderia sugerir), porém perfeitamente adequado a mensagem que passa, a qual chega a poetizar uma quase sempre dura realidade explicitada nas telas.

Após Basquiat (1996) e Antes do Anoitecer (2000), um terceiro filme biográfico vem a tomar a cena em renomados festivais, como o de Cannes, que rendeu a Schnabel o prêmio de melhor diretor, e também a dar o devido reconhecimento tardio a esse diretor americano. O Escafandro e a Borboleta expõe a delicadeza da situação vivida por Jean-Dominique Bauby (interpretado pelo talentoso Mathieu Amalric), antes redator da famosa revista francesa de moda Vogue, que sofre um acidente vascular cerebral enquanto dirigia.

O despertar do filme logo traz como é o novo mundo para ele: olhos (que na verdade canalizam apenas no olho esquerdo) e sua própria consciência. Essa vida nos é entregue de maneira singela e brilhante, com a visão do próprio jornalista: sua comunicação reduz-se a piscadas de um olho, que se traduzem primeiramente em “sim” ou “não” as suas palavras, e posteriormente em um alfabeto completo, organizado de acordo com a prioridade de uso das letras em seu dia-a-dia. Esse recurso do alfabeto, elaborado por uma fonoaudióloga, servirá de meio para a elaboração de seu livro, vagarosamente ditado por seu olho à cuidadosa e paciente Henriette (Marie-Josée Croze). Escrever mantém Bauby vivo, mantém a esperança da vida acesa, há a recusa do fado arruinado. O processo é acompanhado letra a letra, sem se fazer sentir o cansaço por quem o vê.

Uma grande parte do filme é feita em câmera subjetiva, com ângulos de vista bastante restritos, que imitam a limitação de mundo enfrentada por Jean, assistimos à realidade de acordo com seu olho esquerdo e suas respectivas piscadelas. Esse abrir e fechar das pálpebras é criado pela abertura e fechamento do diafragma da câmera. Soa monótono e desinteressante um filme que se pauta em um homem que tem apenas a capacidade de piscar um dos olhos, mas a montagem não nos deixa perder o interesse pela história. Flashbacks aparecem intercalados em meio às cenas do homem já séssil, e indicam como era a vida de Bauby antes do acidente. Um homem influente, em constante contato com bonitas mulheres, em um mundo de poder e glamour, para o atual inabilitado e imóvel Jean-Dominique, esquecido nos finais de semana no hospital no qual vive. Eis o contraste entre as duas vidas de Bauby, construído de maneira sutil, sem beatificar o indivíduo do pré-acidente.

Os espectadores têm acesso a seus pensamentos e sua consciência em pleno funcionamento através da voz off. A borboleta das idéias voa livremente e bate asas sem quaisquer limitações, enquanto seu corpo mantém-se em um escafandro pesado e fechado. Essa metáfora do escafandrista é lembrada pelo diretor por vários momentos, com cenas de um mergulhador solitário imerso em águas pouco claras. As imagens são trabalhadas em tons variados, e não se deixam morrer quando o assunto principal é o arredor do hospital: no mar, na praia, nas paisagens há vida, uma mente em constante pensamento deixa-se voar. Assim, cores brilhantes, fortes e vivas imperam, fruto de uma fotografia muito bem construída por Janusz Kaminski, fotógrafo polonês.

O amor à vida, nem sempre compreendido, é o tema de Julian Schnabel. De certa forma, a arte faz a vida, monta a sobrevivência para os protagonistas de seus filmes anteriores (Basquiat das ruas às galerias de exposição; Reinaldo Arenas das prisões com nomes afáveis ao exílio e às letras), e essa lógica não foge a O Escafandro. Bauby luta e respira para o seu vôo, para a sua libertação do escafandro rumo a um mundo que já não lhe é mais permitido. E só termina de respirar pouco tempo após a publicação de seu livro, de mesmo nome ao do filme. Seu último vôo é o mais trabalhoso, cansativo e belo. E Julian Schnabel faz jus à beleza dessa luta, criando ser um dos filmes mais merecedores de prêmios e aplausos dos anos de 2007 e 2008.

Juliana M. M. Soares é graduanda em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)