terça-feira, 24 de abril de 2012

do blog de Edson Fernandes

A roma antiga era colorida

As estátuas gregas antigas eram originalmente pintadas com cores berrantes, mas após milhares de anos esta saiu. Descubra como uma pode ser a coisa pode nos ajudar a vê-las como eram na antiguidade.
Apesar de ser impossível pensar que ainda exista algo a ser descoberto depois de milhares de anos de vento, sol, e de , os padrões perdidos nas antigas esculturas gregas pode ser só uma questão de iluminá-las com a lâmpada certa, do jeito certo. Uma técnica chamada “raking light” tem sido usada há tempos análise artística e consiste em posicionar uma lâmpada cuidadosamente, de modo que o da luz seja quase paralelo à superfície do objeto. Quando usada em pinturas, a técnica torna obviamente visíveis as pinceladas, assim como sujeiras e imperfeições. Em estátuas, o efeito é mais sutil. Já que diferentes envelhecem em velocidades diferentes, a pedra está elevada em alguns – protegida da erosão por sua camada de tinta – e mais em outros. Padrões elaborados se tornam visíveis.
A luz ultravioleta também é usada para distinguir padrões. O UV faz com com que muitos compostos orgânicos fluoresçam. Os negociantes de arte usam UV para verificar se obras de arte foram retocadas, já que tintas antigas têm bem mais compostos orgânicos do que as mais novas. Em estátuas da Grécia antiga, pequenos fragmentos de pigmento que ainda restam na superfície brilham, iluminando padrões mais detalhados.
Depois que o é mapeado, há ainda o problema de descobrir quais cores usar na reconstituição. de azuis escuros vão criar um efeito bem diferente do que uma combinação de dourado e . Mesmo se for deixada uma quantidade suficiente de pigmento para que o olho nu perceba a cor, alguns milhares de anos de idade podem modificar bastante o aspecto de uma estátua. Não há como saber se a cor vista hoje tem qualquer coisa a ver com a tonalidade original.
Mas há uma solução para este dilema. As cores podem esmaecer com o , mas os materiais originais – pigmentos derivados de animais e plantas, pedras quebradas ou conchas – ainda têm a mesma aparência. Isso também pode ser visto pela técnica das luzes.
Cara !! Esqueçam tudo que você já viu em filmes ,séries , etc ,tudo estava errado, imagine como era aquela epoca, toda colorida, meio gay ,mas seria bem legal dar uma olhada naquele tempo
Fonte: http://www.gizmodo.com.br/conteudo/luz-ultravioleta-revela-como-eram-de-verdade-estatuas-da-grecia-antiga

olha que legal o trabalho da Adriana Bertini


Elastic Experiment Workshop SESC São Paulo
17/11/2007
São paulo Brasil
SESC Ipiranga
32 fotos | 602 visualizações
itens são de 19 de Nov de 2007.
Elastic Experiment Workshop SESC São Paulo
Adriana Bertini & Lara Vainer
Dye = Elastic Experiment Workshop SESC São Paulo
Dye - Elastic Experiment Workshop SESC São Paulo
Dye - Elastic Experiment Workshop SESC São Paulo
Dye - Elastic Experiment Workshop SESC São Paulo

Como o Nacional no Brasil...só que com outra Estética



People of Walmart-EUA

 http://youtu.be/ghrDIQ-K8mg
Dia 26 de Abril/2012..das 10h até 19h a Artista Carla Meurer Magalhães estará com a Instalação/Performance: "Cuidado Livros" na Rodoviária de Porto Alegre, onde levará sua sala e livros para as pessoas sentarem e tomarem um cafézinho enquanto leem. Haverá filmagem e fotos para a 6Bienal do Esquisito, do curador Paulo Cheida Sans - Museu Olho Latino, situado na Estância de Atibaia, SP.
fotos Carla Meurer Magalhães