segunda-feira, 22 de novembro de 2010



fotos carla magalhães

"SÃO VÁRIOS OS SINAIS DE DESTERRITORIALIZAÇÃO DA CULTURA. UM CARRO ESPORTE MAZDA É DESENHADO NA CALIFÓRNIA, FINANCIADO POR TÓQUIO, O PROTÓTIPO É CRIADO EM WORTHING(INGLATERRA) E A MONTAGEM É FEITA NOS ESTADOS UNIDOS E MÉXICO, USANDO COMPONENTES ELETRÔNICOS INVENTADOS EM NEW JÉRSEY, FABRICADOS NO JAPÃO. O "FORD FIESTA" É MONTADO EM VALÊNCIA(ESPANHA), MAS OS VIDROS VÊM DO CANADÁ; O CARBURADOR DA ITÁLIA; OS RADIADORES DA ÁUSTRIA; OS CILINDROS, AS BATERIAS E A IGNIÇÃO DA INGLATERRA; O PISTÃO DA ALEMANHA; E O EIXO DE TRANSMISSÃO DA FRANÇA....(...)"

"NUMA CIVILIZAÇÃO NA QUAL A MOBILIDADE É ESSENCIAL, É NECESSÁRIO QUE EXISTAM BALIZAS, UM CÓDIGO DE ORIENTAÇÃO. UM AEROPORTO, UMA GRANDE ESTAÇÃO FERROVIÁRIA, OU UMA CIDADE SÃO ANÁLOGOS A UM TEXTO SEMIOLÓGICO, RECORTADO POR INDICAÇÕES E PAINÉIS, COMUNICANDO AO USUÁRIO UM CONJUNTO DE INFORMAÇÕES QUE LHES PERMITE ENVEREDAR NESSE LABIRINTO DE SIGNOS. ESPAÇO IMPESSOAL, NO QUAL O INDIVÍDUO SE TRANSFORMA EM USUÁRIO, ISTO É, EM ALGUÉM CAPAZ DE DECODIFICAR A INTELIGIBILIDADE FUNCIONAL DA MALHA QUE O ENVOLVE (FAZER COMPRAS, PASSEAR, TOMAR UM AVIÃO, IR AO TRABALHO, ETC.). MAS COMO SE SENTIR EM CASA NO MEIO DESSE ANONIMATO?"

RENATO ORTIZ- MUNDIALIZAÇÃO E CULTURA