segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

RICARDO BASBAUM: "O ARTISTA COMO CURADOR"

ROBERTO MOREIRA Jr.: "PRÁTICAS ARTÍSTICAS CONTEMPORÂNEAS: ARTICULAÇÃO ENTRE AS DIFERENTES ESFERAS DO CIRCUITO."

Definições de Rodoviárias na internet:

GRANDE TRABALHO DE ROBERT SMITHSON

Quando é que as pessoas começam a notar algo diferente no teu trabalho? Propaganda? Dinheiro? Pessoas certas? Lugar certo?



GLUE ON GLASS
1969
pencil on paper
8" x 10"




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bibliografia da viagem

Dica de Rodrigo da Costa Souto, no texto: Império dos Significantes(INTERNET).

Bibliografia:

BARTHES, Roland. Roland Barthes por Roland Barthes. Lisboa. Edições 70, 1975.
_________. O Prazer do Texto. São Paulo. Perspectiva, 1996.
_________. L’empire des signes. Paris. Seuil, 2005.
_________. O Império dos Signos. Trad. Leila Perrone-Móises. São Paulo. Martins
Fontes, 2007.
_________. O Grão da voz. Rio de Janeiro. Francisco Alves, 1995.
CALVET, Jean Louis. Roland Barthes. Um olhar político sobre o signo. Lisboa. Vega.
(s/d)
CULLER, Jonathan. As Idéias de Barthes. São Paulo. Cultrix, 1988.
GENETTE, Gerard. O Reverso dos signos. In: Figuras. São Paulo. Perspectiva, 1972.
MALLAC, de Guy e EBERBACH, Margaret. Barthes. São Paulo. Melhoramentos.
Universidade de São Paulo, 1977.
PERRONE-MOÍSES, Leila. Barthes: o saber com sabor. São Paulo: Brasiliense,
1985.

Aproximações Estéticas e Significantes : Rodoviárias e População

foto Carla Magalhães

Expedição Estética de Rodoviária

Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Brasília, Bahia, Acre.

Proponente: Carla Meurer Magalhães
Vídeos, fotografias, diários de bordo, mapas, performances, produção de site-especifc e intervenções produzidas ao longo de uma expedição pelas capitais e rodoviárias de Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Brasília, Bahia, Acre.


Janeiro e Fevereiro 2011




ARTE

CHEGOU O TEMPO DE FAZER:


CONEXÕES

MARTIN KIPPENBERGER

Fotos acima para exposição "Dialog mit der Jugend" (Diálogo com a Juventude)...De Martin Kippenberger, depois de um acidente que sofreu. (Kippenberger morreu por causa do alcoolismo e o acidente foi por causa da bebida)...
..quando viajei para a Europa para conversar com ele a primeira vez, 1997, faziam três meses que havia falecido, falei com seu amigo de Atelier na época então, em Hamburgo: Werner Büttner. . (fridacarla)

trabalho baseado no Trabalho/Título de Martin Kippenberger(fonte INTERNET)

DIALOG MIT DER JUGEND (VIENNA CAGES)

DIALOGUE WITH THE YOUTH
(VIENNA CAGES)
Fotoserie/Photo series, Kunstverein Medienturm, Steirischer Herbst, Graz, A, 2005

de

Pfaffenbichler/Schreiber erstellen eine Topologie und Typologie sogennanter „Käfige”, eingezäunter Freiluftsportanlagen für Jugendliche im wiener Stadtraum. Diese werden an Orten implementiert die für andere Nutzungsformen unbrauchbar sind und passen sich in Form und Dimension der jeweiligen Umgebung an. Die Fotografien zeigen die Käfige ohne Nutzer um die architektonischen Eigenheiten der Objekte hervor zu heben. Der polemische Titel ist einem Gemälde von Martin Kippenberger entlehnt, auf dem das Portrait eines jungen Mannes zu sehen ist, das Spuren eines Kampfes aufweist.

en

Pfaffenbichler/Schreiber compile a topology and typology of outdoor enclosures where adolescents can play sports, also known as “cages,” in Vienna. These objects are situated in locations that are useless for other purposes, their size and shape adapted to their surroundings. The photographs show the cages empty of users to accentuate their architectural idiosyncrasies. The polemic title is taken from that of a painting by Martin Kippenberger which shows the face of a young man who has obviously been in a fight.

meu mestre, que me levou para a Europa, depois de eu ter visto um livro sobre ele em POA.

Martin Kippenberger METRO-NET Transportable Subway Entrance (Crushed), 1997 Martin Kippenberger
METRO-NET Transportable Subway Entrance (Crushed), 1997
Zerdrücktes Aluminium
290,5 x 244 x 830 cm
Installationsansicht in der Gagosian Gallery, London