blog que trabalha com teorias estéticas, filosofia e filosofia da arte. procura abordar signos do nosso dia a dia e como a arte é inserida no popular.
terça-feira, 20 de janeiro de 2015
símbolos e seus significados
Carolina
Vilaverde 30 de novembro de 2012
Você
com certeza conhece estes mascotes.
Eles aparecem nos sites que você acessa, em anúncios e propagandas, no seu
celular. Mas o que pouca gente sabe é que eles têm nomes próprios.
Quer saber como chama aquele passarinho do Twitter? Veja a lista:
1. Como você conhece: O boneco da
Michelin
Qual é o verdadeiro nome: Bibendum
Qual é o verdadeiro nome: Bibendum
Em
1889, os fundadores da companhia Michelin, os irmãoes Édouard e André Michelin,
notaram que pneus de bicicletas empilhados pareciam com a forma de um homem –
só faltavam os braços.
Anos
depois, um cartunista francês chamados Marius Rossilon mostrou aos irmãos a
imagem que tinha criado para uma cervejaria de um rei brindando. Os Michelin
pediram, então, que ele colocasse na imagem um homem feito de pneus. O cartaz
mostra os dizeres “Nunc est bibendum”, que significa “Agora é a hora de beber”.
2. Como você conhece: O ET do Reddit
Qual é o verdadeiro nome: Snoo
Os
co-fundadores do site Reddit, Alexis Ohanian e Steve Huffman, tinham outra
ideia de nome para sua criação. Eles queriam que o site se chamasse “Snoo”,
inspirado no som da frase “What’s new?”, mas o domínio não estava disponível e
o dono se recusou a vender. Então, escolheram “Reddit” como nome provisório e
chamaram o mascote alien de “Snoo”.
3. Como você conhece: O pássaro do Twitter
Qual é o verdadeiro nome: Larry
O
logo do Twitter evoluiu desde a fundação da empresa em 2006. Mas o nome do
pássaro azul não. “Larry the Bird” (“Larry, o Pássaro”) é inspirado no jogador
de basquete Larry Bird, que jogava no time Boston Celtics, time do estado do
co-fundador do Twitter, Biz Stone.
4. Como você conhece: O robô do Android
Qual é o verdadeiro nome: Bugdroid
Se
você tem um celular Android, esse robô verde já é familiar. Apesar de não ter
um nome oficial, o time responsável pelo sistema operacional o chama de
Bugdroid. E o logo tem uma história divertida. A criação, feita em 2007, é da
funcionária Irina Blok, da área de Comunicações e Marketing do Google. Com
apenas poucos dias para apresentar a ideia, Irina se inspirou nas placas de
banheiro para o design do logo. E detalhe: foi o primeiro trabalho de design
feito por ela.
Via Neatorama
Leia também:
13 logos com significados ocultos incríveis
Descubra quanto custaram 6 logos famosos
9 versões diferentes de logos famosos mundo afora
TAGS:logos | mascotes
CATEGORIA:Postado em internet, listas, tecnologia
COMENTÁRIOS:15 pessoas já comentaram COMENTE
CATEGORIA:Postado em internet, listas, tecnologia
COMENTÁRIOS:15 pessoas já comentaram COMENTE
Links patrocinados
Criar um Logotipo Grátis?Crie Seu Logotipo Online em Poucos Minutos.
Experimente Agora Mesmo!www.freelogoservices.com/br
Carolina
Vilaverde 9 de agosto de 2012
Os logotipos
são como as ‘caras’ das empresas. Por isso, toda vez que uma companhia decide
mudar o seu logo, isso envolve muito mais do que criar apenas um novo desenho.
Isso significa também que há uma ‘indústria’ que vive disso – e ganhando muito
bem. Porém, algumas das marcas mais famosas não gastaram nadinha para criar
suas imagens. Você sabe quais delas investiram fortunas e quais tiveram gasto
zero? Confira nesta lista quanto custaram alguns logotipos famosos:
1.
Pepsi
Quanto
custou?
1.000.000 de dólares.
1.000.000 de dólares.
Por
quê?
O novo logo da Pepsi foi desenhado pelo Grupo Arnell, uma reconhecida empresa de design e criação de marcas, em 2008. O preço citado acima inclui um pacote completo de renovação da marca, embora ninguém tenha reparado muito nisso. Dinheiro jogado fora?
O novo logo da Pepsi foi desenhado pelo Grupo Arnell, uma reconhecida empresa de design e criação de marcas, em 2008. O preço citado acima inclui um pacote completo de renovação da marca, embora ninguém tenha reparado muito nisso. Dinheiro jogado fora?
2.
Coca-Cola
Quanto
custou?
Nada.
Nada.
Por
quê?
O famoso logo da Coca-Cola foi criado por Frank Mason Robinson, em 1885. Na época, Mason era escriturário de John Pemberton, o criador da bebida, e teve a ideia de fazer o logo com a letra cursiva. A fonte usada, conhecida como Spencerian Script, foi desenvolvida no meio do século 19 e era a forma dominante da escrita à mão nos Estados Unidos na época.
O famoso logo da Coca-Cola foi criado por Frank Mason Robinson, em 1885. Na época, Mason era escriturário de John Pemberton, o criador da bebida, e teve a ideia de fazer o logo com a letra cursiva. A fonte usada, conhecida como Spencerian Script, foi desenvolvida no meio do século 19 e era a forma dominante da escrita à mão nos Estados Unidos na época.
3.
British Petrol (BP)
Quanto
custou?
211.000.000 de dólares.
211.000.000 de dólares.
Por
quê?
Redesenhado também no ano 2000, o logo da British Petrol custou uma verdadeira fortuna. A companhia multinacional de petróleo e gás queria lançar um novo conceito para a marca, depois de passar anos usando o escudo com as iniciais da empresa como logotipo. O novo logo, conhecido como “Helios”, o deus do Sol na Grécia Antiga, representaria a energia dinâmica em todas as suas formas. No preço acima, estão incluídos os custos de redesenhar o logo e também de substituir o símbolo em todos os veículos e locais da empresa.
Redesenhado também no ano 2000, o logo da British Petrol custou uma verdadeira fortuna. A companhia multinacional de petróleo e gás queria lançar um novo conceito para a marca, depois de passar anos usando o escudo com as iniciais da empresa como logotipo. O novo logo, conhecido como “Helios”, o deus do Sol na Grécia Antiga, representaria a energia dinâmica em todas as suas formas. No preço acima, estão incluídos os custos de redesenhar o logo e também de substituir o símbolo em todos os veículos e locais da empresa.
Leia
também:
13 logos com significados ocultos incríveis
9 versões diferentes de logos famosos mundo afora
13 logos com significados ocultos incríveis
9 versões diferentes de logos famosos mundo afora
4.
Google
Quanto
custou?
Nada.
Nada.
Por
quê?
O logo da empresa foi desenhado em 1998 por Sergey Brin, um dos próprios fundadores da companhia. Depois disso, sofreu algumas pequenas alterações, mas o conceito original se manteve intacto. O logotipo também ganha versões divertidas em datas especiais, que são chamadas de doodles. Na imagem acima, dá para ver o primeiro logo do Google e o seu logo atual.
O logo da empresa foi desenhado em 1998 por Sergey Brin, um dos próprios fundadores da companhia. Depois disso, sofreu algumas pequenas alterações, mas o conceito original se manteve intacto. O logotipo também ganha versões divertidas em datas especiais, que são chamadas de doodles. Na imagem acima, dá para ver o primeiro logo do Google e o seu logo atual.
5.
Olimpíadas de Londres 2012
Quanto
custou?
625.000 dólares.
625.000 dólares.
Por
quê?
Desenhado pela agência londrina de design de marcas Wolff Ollins, em 2007, o logo dos Jogos Olímpicos de Londres causou ~polêmica~. Teve gente que viu a suástica, pessoas em ato sexual e até a palavra “ZOR”. E você, gostou?
Desenhado pela agência londrina de design de marcas Wolff Ollins, em 2007, o logo dos Jogos Olímpicos de Londres causou ~polêmica~. Teve gente que viu a suástica, pessoas em ato sexual e até a palavra “ZOR”. E você, gostou?
6.
Nike
Quanto
custou?
35 dólares.
35 dólares.
Por
quê?
O logo da Nike, um dos mais fáceis de ser reconhecido, foi criado por Carolyn Davidson em 1975. O preço incluiu apenas o design do logo, que mais tarde foi sendo refinado. Mas, assim como o logotipo da Coca-Cola, ele manteve intacto o conceito original.
O logo da Nike, um dos mais fáceis de ser reconhecido, foi criado por Carolyn Davidson em 1975. O preço incluiu apenas o design do logo, que mais tarde foi sendo refinado. Mas, assim como o logotipo da Coca-Cola, ele manteve intacto o conceito original.
Via BuzzFeed
TAGS:custo | logos | logotipos | marcas | valor
CATEGORIA:Postado em listas
COMENTÁRIOS:23 pessoas já comentaram COMENTE
CATEGORIA:Postado em listas
COMENTÁRIOS:23 pessoas já comentaram COMENTE
Carolina
Vilaverde 24 de maio de 2012
Nós
já falamos aqui no Superlistas sobre logos com significados ocultos, lembra? Agora é a vez de mostrarmos como são
alguns logos famosos em suas adaptações para alfabetos não-latinos(aqueles
outros sistemas de escrita, como o arábico e o hebraico). Nesta lista,
você descobre como é a versão arábica do logo da CNN e a versão chinesa da
Coca-Cola, por exemplo. E por que isso é muito legal? Porque mostra pra gente o
quanto algumas marcas são fortes: mesmo com letras diferentes, é
possível reconhecer os logos. Veja só:
1.
FedEx
Esse é o exemplo mais legal de adaptação para alfabetos não-latinos: a versão arábica do logo da FedEx tinha como desafio recriar a famosa seta branca entre as letras do nome da empresa. O mais interessante é que os designers conseguiram criar a seta quase no mesmo lugar em que ela fica no logo original (como se lê no sentido contrário ao nosso, no logo novo a seta aponta para a esquerda). O resultado ficou bem bacana, né? Além disso, mesmo que você não saiba ler em arábe, as cores indicam de qual companhia é a marca.
Esse é o exemplo mais legal de adaptação para alfabetos não-latinos: a versão arábica do logo da FedEx tinha como desafio recriar a famosa seta branca entre as letras do nome da empresa. O mais interessante é que os designers conseguiram criar a seta quase no mesmo lugar em que ela fica no logo original (como se lê no sentido contrário ao nosso, no logo novo a seta aponta para a esquerda). O resultado ficou bem bacana, né? Além disso, mesmo que você não saiba ler em arábe, as cores indicam de qual companhia é a marca.
2.
Coca-Cola
Você já reparou que o logotipo da famosa marca de refrigerante tem uma caligrafia própria e cheia de curvas, não é? E é por isso que, na hora de fazer a versão chinesa do logo, os designers enfrentaram uma grande dificuldade. Afinal, os caracteres chineses tem ângulos que tornavam quase impossível reproduzir o original. Mesmo assim, eles fizeram um ótimo trabalho ao estilizar os caracteres usando as mesmas larguras e as duas linhas que ficam em cima e embaixo do logo original.
Você já reparou que o logotipo da famosa marca de refrigerante tem uma caligrafia própria e cheia de curvas, não é? E é por isso que, na hora de fazer a versão chinesa do logo, os designers enfrentaram uma grande dificuldade. Afinal, os caracteres chineses tem ângulos que tornavam quase impossível reproduzir o original. Mesmo assim, eles fizeram um ótimo trabalho ao estilizar os caracteres usando as mesmas larguras e as duas linhas que ficam em cima e embaixo do logo original.
3.
CNN
A versão arábica do logo da CNN é um outro bom exemplo de adaptação. Os caracteres foram estilizados no mesmo estilo que as letras do logo original do canal de notícias, com alguns ângulos e curvas parecidas. Assim, mesmo escrito em árabe, depois de um tempo você reconhece a marca.
A versão arábica do logo da CNN é um outro bom exemplo de adaptação. Os caracteres foram estilizados no mesmo estilo que as letras do logo original do canal de notícias, com alguns ângulos e curvas parecidas. Assim, mesmo escrito em árabe, depois de um tempo você reconhece a marca.
4.
Sprite
O logo da Sprite é facilmente reconhecido, mesmo em tailandês. Isso acontece porque foi usado o mesmo estilo de letras, os mesmos efeitos e sombras que no original. Porém, o toque principal é o ícone de um limão colocado em cima do logo, bem parecido com o que a gente conhece. Veja:
O logo da Sprite é facilmente reconhecido, mesmo em tailandês. Isso acontece porque foi usado o mesmo estilo de letras, os mesmos efeitos e sombras que no original. Porém, o toque principal é o ícone de um limão colocado em cima do logo, bem parecido com o que a gente conhece. Veja:
5.
WordPress
Esta é uma tentativa de criar uma versão arábica para o logotipo do WordPress. Ficou bem bonito, né? Mas tem um porém. O logo em que o designer se baseou não é o oficial da marca, mas sim uma versão errada que circula pela internet, chamada de “Fauxgo“. No próprio site do WordPress eles fazem um apelo para que as pessoas parem de usar o logo errado, já que o verdadeiro tem um W maior e mais alongado.
Esta é uma tentativa de criar uma versão arábica para o logotipo do WordPress. Ficou bem bonito, né? Mas tem um porém. O logo em que o designer se baseou não é o oficial da marca, mas sim uma versão errada que circula pela internet, chamada de “Fauxgo“. No próprio site do WordPress eles fazem um apelo para que as pessoas parem de usar o logo errado, já que o verdadeiro tem um W maior e mais alongado.
6.
Subway
Esta é uma iniciativa do dono de um dos restaurantes do Subway na Rússia. Apesar de não ser oficial, o logo ficou bem interessante ao tentar recriar as setas do original. Dá uma olhada nos dois logos:
Esta é uma iniciativa do dono de um dos restaurantes do Subway na Rússia. Apesar de não ser oficial, o logo ficou bem interessante ao tentar recriar as setas do original. Dá uma olhada nos dois logos:
7.
e 8. IBM e The New York Times
Esses
dois logotipos estão juntos porque não são adaptações oficiais, mas sim um
exercício dos alunos do designer Oded Ezer. Compare os originais com as versões
criadas para o logotipo do jornal The New York Times e da empresa de tecnologia
IBM:
9.
Carlsberg
Bem, eu não leio em hebraico, mas fiquei bem surpresa com o quão parecido são os dois logos da Carlsberg, uma marca de cerveja dinamarquesa. Se realmente estiver legível em hebraico, os designes fizeram um excelente trabalho. O que você acha?
Bem, eu não leio em hebraico, mas fiquei bem surpresa com o quão parecido são os dois logos da Carlsberg, uma marca de cerveja dinamarquesa. Se realmente estiver legível em hebraico, os designes fizeram um excelente trabalho. O que você acha?
TAGS:alfabetos | design | logos | marcas
CATEGORIA:Postado em listas
COMENTÁRIOS:4 pessoas já comentaram COMENTE
CATEGORIA:Postado em listas
COMENTÁRIOS:4 pessoas já comentaram COMENTE
Carolina
Vilaverde 5 de abril de 2012
Pergunte
a qualquer profissional de publicidade e ele responderá: criar logos dá
trabalho. O designer tem que levar em conta, entre outras coisas, as
características da empresa, a mensagem que ela quer passar e o gosto do
público. Por causa desta complexidade, muito desastre gráfico acaba
acontecendo. Mas o desafio também faz surgir trabalhos muito bacanas. Nesta
lista, a SUPER apresenta 13 logos legais que trazem significados nem
sempre aparentes. Confira:
1.
FedEx
Já
reparou na seta escondida entre a letra “E” e “X” do logo da FedEx Express? Ela
simboliza a rapidez dos serviços de entrega da empresa. O famoso logo foi
desenhado por Lindon Leader, em 1994. O designer precisou fazer mais de 200
criações diferentes para chegar a este resultado final. Tanto esforço valeu a
pena: o logo ganhou mais de 40 prêmios de design.
2.
Sony VAIO
De
primeira, este logo parece apenas utilizar uma tipografia moderna. Mas, na
verdade, existe um significado por trás do desenho: as duas primeiras letras
representam um sinal analógico e as duas últimas são os números 1 e 0, em
referência ao sistema binário. Uma maneira legal de representar uma linha de
notebooks voltada para a integração de áudio e vídeo, não?
3.Toblerone
A
cidade de Berna (Suíça), conhecida por suas altas montanhas, é chamada também
de “A Cidade dos Ursos”. A companhia de chocolate Toblerone, que fica na
cidade, resolveu homenagear Berna usando esses elementos no próprio logo da
empresa. É possível encontrar a silhueta de um urso na ilustração da montanha. Olhe
bem!
4.
Eight
Este
logo, obra da agência londrina Stylo Design, foi criado com apenas um número: o
8. Repare como todas as letras do nome da marca surgem a partir da omissão de
certas partes do número.
5.
Northwest Airlines
Aqui
são dois significados ‘escondidos’. Primeiro, o logo forma dentro do círculo as
letras “N” e “W”. Além disso, há outra ideia menos aparente. O pequeno
triângulo vermelho aponta para o noroeste (“northwest”, em inglês) se pensarmos
no círculo como uma bússola.
6.
ED – “Elettrodomestici -Home Appliances”
Esta
é uma das criações mais legais. Dá uma olhada em como o designer conseguiu
apresentar as letras “E” e “D” (iniciais da marca) e, ao mesmo tempo, formar um
plug elétrico. Simples, mas genial.
7.
Snooty Peacock
Esta
loja de jóias que leva o nome de “Pavão Esnobe”, em uma tradução livre,
conseguiu introduzir os dois conceitos da marca no logo. Encontrou o pavão? E a
mulher com uma jóia no pescoço?
8.
Amazon
A
seta amarela do logo da Amazon não é apenas um sorriso. Ela também sugere que
você pode comprar tudo, de “A” a “Z”, no site de vendas da empresa.
9.
Carrefour
O
logo do Carrefour é um dos mais famosos. Muita gente conhece a ‘surpresa’
escondida nele – a primeira letra da marca (“C”) no espaço em branco. Mas nem
todo mundo sabe a origem deste design. Em francês, o nome da empresa significa
“cruzamento”. A ideia do logo é justamente simbolizar essa palavra por meio de
duas setas opostas.
10.
Unilever
Uma
das principais características da Unilever é a sua diversidade de produtos. Por
isso, o logo preenche a letra “U” com símbolos que representam todos esses
produtos e o que eles representam para os consumidores.
11.
Hope for African Children Initiative
É
um mapa da África? Sim. E seria uma ideia não muito criativa se fosse só isso,
afinal é o logo da “Hope for African Children Initiative”, uma organização de
apoio às crianças do continente. Mas você reparou nos dois perfis de pessoas se
olhando?
12.
Spartan Golf Club
Esse
logo conceitual mostra um jogador de golfe durante uma tacada e a cabeça de um
guerreiro espartano ao mesmo tempo. Curtiu ou achou ‘forçado’?
13.
Fórmula 1
O
truque deste logo é simples, mas bem feito: o número 1 oculto entre a letra F e
as linhas indicando rapidez.
Quais foram
Assinar:
Postagens (Atom)