terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Wilkommen in Deutschland

Biennale Arte 2013 - Lynette Yiadom-Boakye

http://vimeo.com/96641045

símbolos e seus significados


Carolina Vilaverde 30 de novembro de 2012
Você com certeza conhece estes mascotes. Eles aparecem nos sites que você acessa, em anúncios e propagandas, no seu celular. Mas o que pouca gente sabe é que eles têm nomes próprios. Quer saber como chama aquele passarinho do Twitter? Veja a lista:
1. Como você conhece: O boneco da Michelin
Qual é o verdadeiro nome: Bibendum
Descrição: http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/files/2012/11/bibendum-michelin-man.jpg
Em 1889, os fundadores da companhia Michelin, os irmãoes Édouard e André Michelin, notaram que pneus de bicicletas empilhados pareciam com a forma de um homem – só faltavam os braços.
Anos depois, um cartunista francês chamados Marius Rossilon mostrou aos irmãos a imagem que tinha criado para uma cervejaria de um rei brindando. Os Michelin pediram, então, que ele colocasse na imagem um homem feito de pneus. O cartaz mostra os dizeres “Nunc est bibendum”, que significa “Agora é a hora de beber”.

2.
 Como você conhece: O ET do Reddit
Qual é o verdadeiro nome: Snoo
Descrição: http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/files/2012/11/reddit-alien.jpg
Os co-fundadores do site Reddit, Alexis Ohanian e Steve Huffman, tinham outra ideia de nome para sua criação. Eles queriam que o site se chamasse “Snoo”, inspirado no som da frase “What’s new?”, mas o domínio não estava disponível e o dono se recusou a vender. Então, escolheram “Reddit” como nome provisório e chamaram o mascote alien de “Snoo”.

3.
 Como você conhece: O pássaro do Twitter
Qual é o verdadeiro nome: Larry
Descrição: http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/files/2012/11/twitter-bird-white-on-blue.jpg
O logo do Twitter evoluiu desde a fundação da empresa em 2006. Mas o nome do pássaro azul não. “Larry the Bird” (“Larry, o Pássaro”) é inspirado no jogador de basquete Larry Bird, que jogava no time Boston Celtics, time do estado do co-fundador do Twitter, Biz Stone.

4.
 Como você conhece: O robô do Android
Qual é o verdadeiro nome: Bugdroid
Descrição: http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/files/2012/11/android-bug-robot.jpg
Se você tem um celular Android, esse robô verde já é familiar. Apesar de não ter um nome oficial, o time responsável pelo sistema operacional o chama de Bugdroid. E o logo tem uma história divertida. A criação, feita em 2007, é da funcionária Irina Blok, da área de Comunicações e Marketing do Google. Com apenas poucos dias para apresentar a ideia, Irina se inspirou nas placas de banheiro para o design do logo. E detalhe: foi o primeiro trabalho de design feito por ela.
Via Neatorama
TAGS:logos | mascotes
CATEGORIA:Postado em internetlistastecnologia
COMENTÁRIOS:15 pessoas já comentaram COMENTE
Links patrocinados
Criar um Logotipo Grátis?Crie Seu Logotipo Online em Poucos Minutos. Experimente Agora Mesmo!www.freelogoservices.com/br

Carolina Vilaverde 9 de agosto de 2012
Os logotipos são como as ‘caras’ das empresas. Por isso, toda vez que uma companhia decide mudar o seu logo, isso envolve muito mais do que criar apenas um novo desenho. Isso significa também que há uma ‘indústria’ que vive disso – e ganhando muito bem. Porém, algumas das marcas mais famosas não gastaram nadinha para criar suas imagens. Você sabe quais delas investiram fortunas e quais tiveram gasto zero? Confira nesta lista quanto custaram alguns logotipos famosos:
1. Pepsi
Descrição: Logo da Pepsi
Quanto custou?
1.000.000 de dólares.
Por quê?
O novo logo da Pepsi foi desenhado pelo Grupo Arnell, uma reconhecida empresa de design e criação de marcas, em 2008. O preço citado acima inclui um pacote completo de renovação da marca, embora ninguém tenha reparado muito nisso. Dinheiro jogado fora?
2. Coca-Cola
Descrição: Logo da Coca-Cola
Quanto custou?
Nada.
Por quê?
O famoso logo da Coca-Cola foi criado por Frank Mason Robinson, em 1885. Na época, Mason era escriturário de John Pemberton, o criador da bebida, e teve a ideia de fazer o logo com a letra cursiva. A fonte usada, conhecida como Spencerian Script, foi desenvolvida no meio do século 19 e era a forma dominante da escrita à mão nos Estados Unidos na época.
3. British Petrol (BP)
Descrição: Logo da British Petrol
Quanto custou?
211.000.000 de dólares.
Por quê?
Redesenhado também no ano 2000, o logo da British Petrol custou uma verdadeira fortuna. A companhia multinacional de petróleo e gás queria lançar um novo conceito para a marca, depois de passar anos usando o escudo com as iniciais da empresa como logotipo. O novo logo, conhecido como “Helios”, o deus do Sol na Grécia Antiga, representaria a energia dinâmica em todas as suas formas. No preço acima, estão incluídos os custos de redesenhar o logo e também de substituir o símbolo em todos os veículos e locais da empresa.
4. Google
Descrição: Logo do Google
Quanto custou?
Nada.
Por quê?
O logo da empresa foi desenhado em 1998 por Sergey Brin, um dos próprios fundadores da companhia. Depois disso, sofreu algumas pequenas alterações, mas o conceito original se manteve intacto. O logotipo também ganha versões divertidas em datas especiais, que são chamadas de doodles. Na imagem acima, dá para ver o primeiro logo do Google e o seu logo atual.
5. Olimpíadas de Londres 2012
Descrição: Logo dos Jogos Olímpicos de Londres 2012
Quanto custou?
625.000 dólares.
Por quê?
Desenhado pela agência londrina de design de marcas Wolff Ollins, em 2007, o logo dos Jogos Olímpicos de Londres causou ~polêmica~. Teve gente que viu a suástica, pessoas em ato sexual e até a palavra “ZOR”. E você, gostou?
6. Nike
Descrição: Logo da Nike
Quanto custou?
35 dólares.
Por quê?
O logo da Nike, um dos mais fáceis de ser reconhecido, foi criado por Carolyn Davidson em 1975. O preço incluiu apenas o design do logo, que mais tarde foi sendo refinado. Mas, assim como o logotipo da Coca-Cola, ele manteve intacto o conceito original.
Via BuzzFeed
TAGS:custo | logos | logotipos | marcas | valor
CATEGORIA:Postado em listas
COMENTÁRIOS:23 pessoas já comentaram COMENTE

Carolina Vilaverde 24 de maio de 2012
Nós já falamos aqui no Superlistas sobre logos com significados ocultos, lembra? Agora é a vez de mostrarmos como são alguns logos famosos em suas adaptações para alfabetos não-latinos(aqueles outros sistemas de escrita, como o arábico e o hebraico).  Nesta lista, você descobre como é a versão arábica do logo da CNN e a versão chinesa da Coca-Cola, por exemplo. E por que isso é muito legal? Porque mostra pra gente o quanto algumas marcas são fortes: mesmo com letras diferentes, é possível reconhecer os logos. Veja só:
1. FedEx
Esse é o exemplo mais legal de adaptação para alfabetos não-latinos: a versão arábica do logo da FedEx tinha como desafio recriar 
a famosa seta branca entre as letras do nome da empresa. O mais interessante é que os designers conseguiram criar a seta quase no mesmo lugar em que ela fica no logo original (como se lê no sentido contrário ao nosso, no logo novo a seta aponta para a esquerda). O resultado ficou bem bacana, né? Além disso, mesmo que você não saiba ler em arábe, as cores indicam de qual companhia é a marca.
Descrição: http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/files/2012/05/fedex-arabico.jpg
2. Coca-Cola
Você já reparou que o logotipo da famosa marca de refrigerante tem uma caligrafia própria e cheia de curvas, não é? E é por isso que, na hora de fazer a versão chinesa do logo, os designers enfrentaram uma grande dificuldade. Afinal, os caracteres chineses tem ângulos que tornavam quase impossível reproduzir o original. Mesmo assim, eles fizeram um ótimo trabalho ao estilizar os caracteres usando as mesmas larguras e as duas linhas que ficam em cima e embaixo do logo original.
Descrição: http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/files/2012/05/coca-cola-chinesa-2.jpg
3. CNN
A versão arábica do logo da CNN é um outro bom exemplo de adaptação. Os caracteres foram estilizados no mesmo estilo que as letras do logo original do canal de notícias, com alguns ângulos e curvas parecidas. Assim, mesmo escrito em árabe, depois de um tempo você reconhece a marca.
Descrição: http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/files/2012/05/cnn-arabico.jpg
4. Sprite
O logo da Sprite é facilmente reconhecido, mesmo em tailandês. Isso acontece porque foi usado o mesmo estilo de letras, os mesmos efeitos e sombras que no original. Porém, o toque principal é o ícone de um limão colocado em cima do logo, bem parecido com o que a gente conhece. Veja:
Descrição: http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/files/2012/05/sprite-ok.jpg
5. WordPress
Esta é uma tentativa de criar uma versão arábica para o logotipo do WordPress. Ficou bem bonito, né? Mas tem um porém. O logo em que o designer se baseou não é o oficial da marca, mas sim uma versão errada que circula pela internet, chamada de “Fauxgo“. No próprio site do WordPress eles fazem um apelo para que as pessoas parem de usar o logo errado, já que o verdadeiro tem um W maior e mais alongado.
Descrição: http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/files/2012/05/wordpress-arabico-1-1.jpg
6. Subway
Esta é uma iniciativa do dono de um dos restaurantes do Subway na Rússia. Apesar de não ser oficial, o logo ficou bem interessante ao tentar recriar as setas do original. Dá uma olhada nos dois logos:
Descrição: http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/files/2012/05/subway-russian-1.jpg
7. e 8. IBM e The New York Times
Descrição: http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/files/2012/05/ibm-hebraico-1.jpg
Esses dois logotipos estão juntos porque não são adaptações oficiais, mas sim um exercício dos alunos do designer Oded Ezer. Compare os originais com as versões criadas para o logotipo do jornal The New York Times e da empresa de tecnologia IBM:
Descrição: http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/files/2012/05/new-york-times-hebraico-1.jpg
9. Carlsberg
Bem, eu não leio em hebraico, mas fiquei bem surpresa com o quão parecido são os dois logos da Carlsberg, uma marca de cerveja dinamarquesa. Se realmente estiver legível em hebraico, os designes fizeram um excelente trabalho. O que você acha?
Descrição: http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/files/2012/05/carlsberg-hebraico.jpg
TAGS:alfabetos | design | logos | marcas
CATEGORIA:Postado em listas
COMENTÁRIOS:4 pessoas já comentaram COMENTE

Carolina Vilaverde 5 de abril de 2012
Pergunte a qualquer profissional de publicidade e ele responderá: criar logos dá trabalho. O designer tem que levar em conta, entre outras coisas, as características da empresa, a mensagem que ela quer passar e o gosto do público. Por causa desta complexidade, muito desastre gráfico acaba acontecendo. Mas o desafio também faz surgir trabalhos muito bacanas. Nesta lista, a SUPER apresenta 13 logos legais que trazem significados nem sempre aparentes. Confira:
1. FedEx
Descrição: FedEx logo
Já reparou na seta escondida entre a letra “E” e “X” do logo da FedEx Express? Ela simboliza a rapidez dos serviços de entrega da empresa. O famoso logo foi desenhado por Lindon Leader, em 1994. O designer precisou fazer mais de 200 criações diferentes para chegar a este resultado final. Tanto esforço valeu a pena: o logo ganhou mais de 40 prêmios de design.
2. Sony VAIO
Descrição: Logo Sony VAIO
De primeira, este logo parece apenas utilizar uma tipografia moderna. Mas, na verdade, existe um significado por trás do desenho: as duas primeiras letras representam um sinal analógico e as duas últimas são os números 1 e 0, em referência ao sistema binário. Uma maneira legal de representar uma linha de notebooks voltada para a integração de áudio e vídeo, não?
3.Toblerone
Descrição: Logo Toblerone
A cidade de Berna (Suíça), conhecida por suas altas montanhas, é chamada também de “A Cidade dos Ursos”. A companhia de chocolate Toblerone, que fica na cidade, resolveu homenagear Berna usando esses elementos no próprio logo da empresa. É possível encontrar a silhueta de um urso na ilustração da montanha. Olhe bem!
4. Eight
Descrição: Logo Eigth
Este logo, obra da agência londrina Stylo Design, foi criado com apenas um número: o 8. Repare como todas as letras do nome da marca surgem a partir da omissão de certas partes do número.
5. Northwest Airlines
Descrição: http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/files/2012/04/airlines-logo.jpg
Aqui são dois significados ‘escondidos’. Primeiro, o logo forma dentro do círculo as letras “N” e “W”. Além disso, há outra ideia menos aparente. O pequeno triângulo vermelho aponta para o noroeste (“northwest”, em inglês) se pensarmos no círculo como uma bússola.
6. ED – “Elettrodomestici -Home Appliances”
Descrição: http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/files/2012/04/ed-logo.jpg
Esta é uma das criações mais legais. Dá uma olhada em como o designer conseguiu apresentar as letras “E” e “D” (iniciais da marca) e, ao mesmo tempo, formar um plug elétrico. Simples, mas genial.
7. Snooty Peacock
Descrição: http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/files/2012/04/snooty-peacock-logo.jpg
Esta loja de jóias que leva o nome de “Pavão Esnobe”, em uma tradução livre, conseguiu introduzir os dois conceitos da marca no logo. Encontrou o pavão? E a mulher com uma jóia no pescoço?
8. Amazon
Descrição: http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/files/2012/04/amazon-logo.jpg
A seta amarela do logo da Amazon não é apenas um sorriso. Ela também sugere que você pode comprar tudo, de “A” a “Z”, no site de vendas da empresa.
9. Carrefour
Descrição: http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/files/2012/04/carrefour-logo.jpg
O logo do Carrefour é um dos mais famosos. Muita gente conhece a ‘surpresa’ escondida nele – a primeira letra da marca (“C”) no espaço em branco. Mas nem todo mundo sabe a origem deste design. Em francês, o nome da empresa significa “cruzamento”. A ideia do logo é justamente simbolizar essa palavra por meio de duas setas opostas.
10. Unilever
Descrição: http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/files/2012/04/unilever-logo.jpg
Uma das principais características da Unilever é a sua diversidade de produtos. Por isso, o logo preenche a letra “U” com símbolos que representam todos esses produtos e o que eles representam para os consumidores.
11. Hope for African Children Initiative
Descrição: http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/files/2012/04/hope-african-logo.jpg
É um mapa da África? Sim. E seria uma ideia não muito criativa se fosse só isso, afinal é o logo da “Hope for African Children Initiative”, uma organização de apoio às crianças do continente. Mas você reparou nos dois perfis de pessoas se olhando?
12. Spartan Golf Club
Descrição: http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/files/2012/04/spartan-golf-logo.jpg
Esse logo conceitual mostra um jogador de golfe durante uma tacada e a cabeça de um guerreiro espartano ao mesmo tempo. Curtiu ou achou ‘forçado’?
13. Fórmula 1
Descrição: http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/files/2012/04/formula-1-logo.jpg
O truque deste logo é simples, mas bem feito: o número 1 oculto entre a letra F e as linhas indicando rapidez.
Quais foram