quarta-feira, 18 de maio de 2011

trabalho de Paula Rego da série Aborto


foto: Internet/imagens

do SITE da PINACOTECA de São Paulo.


Exposições

Paula Rego de 19.mar a 05.jun 2011



A Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta exposição de Paula Rego (Portugal, Lisboa, 1935), uma das mais importantes artistas contemporâneas portuguesas. Serão exibidas 110 obras, entre pinturas, gravuras, desenhos e colagens, percorrendo os últimos 56 anos de sua carreira. Uma das características que definem a obra de Paula Rego é a construção de uma narrativa visual da condição humana, abordando temas como violência, jogo de poder, crueldade e a situação da mulher. Segundo Marco Livingstone, curador da mostra, “Paula produziu de maneira consistente uma obra que se comunica de forma poderosa e direta com todos que possuem um sentido de compaixão e justiça social”.

Apresentada em ordem cronológica, a mostra exibe todas as fases da produção de Paula Rego. Começa com as primeiras pinturas realizadas nos anos 1950, quando ela era uma jovem estudante de arte, e passa pelos desenhos, gravuras, até os pastéis em grandes formatos. As primeiras salas da mostra exibem obras como: Celebration (The Birthday Party) [Celebração (A festa de aniversário), 1953, e Life Painting (Pintura de modelo vivo), 1954. Entre os trabalhos realizados nos anos 1980 estão as pinturas em grandes dimensões como The Policeman’s Daughter (A filha do policial), The Maids (As criadas),The Family (A família) e The Cadet and His Sister (O cadete e sua irmã).

Nos anos 1990, Paula Rego começou a trabalhar com pastel criando imagens em grande formato (120 x 160 cm) a partir de modelos humanos. A primeira série com esta técnica foi intitulada Dog Woman (Mulher-cão),1994. “O pastel me trouxe um olhar diferente. Eu podia desenhar mais com ele e não tinha que usar o pincel, o que era maravilhoso”, afirma a artista.

Depoimento da professora Amanda Gurgel