sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

A construção dos estados mentais: Site Consciência Net


_____________________

ESTUDOS CULTURAIS # 21/04/2007
A construção dos estados mentais

------------------------------------------
Foto: Alberto Jacob FilhoProfessor da Escola de Comunicação da UFRJ, Evandro Vieira Ouriques expôs ao portal Rio Mídia o seu ponto de vista sobre a atual sociedade midiática, a partir da Teoria da Comunicação, da Teoria da Cultura, da Filosofia Política e da Psicanálise. “Estamos diante de uma mídia que não reflete sobre si mesma e que é, portanto, espelho e produtora de indivíduos que não refletem sobre si mesmos”.


“Não há nada que eu possa dizer aqui que vocês já não saibam”. Foi com esta frase que o professor Evandro Vieira Ouriques, coordenador do Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Comunicação e Consciência (Netccon), da Escola de Comunicação, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), recebeu a equipe do RIO MÍDIA para uma entrevista, na semana passada, na sede do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC), do Fórum de Ciência e Cultura da instituição. A intenção da visita era conhecer os objetivos da disciplina ‘Construção de Estados Mentais Não-violentos na Mídia’, criada e oferecida há três anos pelo Netccon.

Jornalista, cientista político e terapeuta clínico, o professor Evandro falou sobre o tema e ainda expôs o seu ponto de vista sobre a atual sociedade midiática, a partir da Teoria da Comunicação, da Teoria da Cultura, da Filosofia Política e da Psicanálise, que consolidaram metodologias de transformação de atitude criadas por ele ao longo da carreira.

Para Evandro, na sociedade pós-moderna, os estados mentais dos indivíduos (o fluxo de pensamentos e emoções) estão atravessados pelo discurso da mídia, marcado pelo reconhecimento pelo capital. Neste cenário, o mais importante de tudo é mudar, verdadeiramente, de atitude. Segundo ele, repetir inconscientemente os valores dominantes da mídia em nada contribui para o bem-estar de todos no mundo.

Brincando com o nome do nosso site, o professor afirma que é exatamente um rio de mídia que a sociedade precisa e para o qual o Netccon procura contribuir: “Precisamos construir, pela força da vontade, um rio de mídia democrático, aberto, plural e que faça com que os indivíduos voltem a pensar por si mesmos, voltem a sentir por si mesmos e possam assim ser a diferença que são”. Acompanhe a entrevista