quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Fotos de exposição em Berlim, desenhos e pinturas, 2007, Carla Magalhães

"TALVEZ, EM BUSCA DE UMA RESPOSTA QUE INTEGRE AS DUAS POSIÇÕES CENTRO/PERIFERIA E CIRCUITO/FRONTEIRA, SE POSSA ARGUMENTER OUTRO TIPO DE TERRITÓRIO, NÃO SÓ AQUELE LIGADO ÀS CONDIÇÕES FÍSICAS DO LUGAR, MAS À TERRITORIALIDADE SIMBÓLICA, VALE DIZER, CULTURAL, POIS NÃO SE PODE PENSAR QUE UMA CONSTRUÇÃO DE CARÁTER IMAGINÁRIO, COMO A QUE SE PROPÔS NO ESPACIAL, NÃO CONDUZA A LABIRINTOS SIMBÓLICOS, POR ONDE SE NARRA O URBANO."

ARMANDO SILVA- IMAGINÁRIOS URBANOS" , P 73

MARGARET MEAD x ARTE

Margaret Mead - From the Creativity category:

To the extent a person makes, invents or thinks something that is new to him, he may be said to have performed a creative act. (Margaret Mead)

Margaret Mead - From the Gender category:

Every time we liberate a woman, we liberate a man. (Margaret Mead)

MARGARET MEAD x ARTE

(fonte do texto : Wilkpédia)


1. Citações de Mead no Sexo e Temperamento em Três Sociedades Primitivas. "Ela explicou que ninguém conhecia em que grau o temperamento está biologicamente determinado pelo sexo, de modo que esperava ver se havia factores culturais ou sociais que afectassem o temperamento. Eram os homens inevitavelmente agressivos? Eram as mulheres inevitavelmente caseiras? Resultou que as três culturas com que conviveu na Nova Guiné eram um laboratório quase perfeito, pois encontravam-se cada uma das variáveis que associamos com masculino e feminino numa configuração diferente da da nossa sociedade. Ela disse que esse facto a havia surpreendido e que não era o que ela esperava encontrar, mas aconteceu.
  • Entre os Arapesh, tanto homens como mulheres eram de temperamento pacífico e nem os homens nem as mulheres faziam a guerra.
  • Entre os Mundugumor, a realidade era precisamente o contrário: tanto homens como mulheres eram de temperamento bélico.
  • E os Tchambuli eram diferentes dos dos anteriores. Os homens embonecavam-se e gastavam o tempo a arranjarem-se, enquanto as mulheres trabalhavam e eram práticas - o oposto do que parecia ser a América no início do século XX."