sábado, 18 de dezembro de 2010

"NO MUNDO DA VIDA, PODEMOS PERGUNTAR E PERGUNTAMOS: POR QUÊ...? OU: O QUÊ...? A RESPOSTA É FREQUENTEMENTE INCERTA. O QUE É AQUELE OBJETO BRANCO, ALI? É O FILHO DE CLEONTE , DIZ ARISTÓTELES, "..É POSSIVEL QUE AQUELE OBJETO BRANCO SEJA O FILHO DE CLEONTE". MAS, NÃO PERGUNTANOS O QUE ARISTÓTELES PERGUNTA: O QUE É VER, O QUE É O QUE É VISTO, O QUE É AQUELE QUE VÊ? AINDA MENOS: O QUE É ESTA PRÓPRIA QUESTÃO, E A QUESTÃO?

..."ASSIM QUE PERGUNTAMOS ISSO, A REGIÃO MUDA..."

CORNELIUS CASTORADIS -"AS ENCRUZILHADAS DO LABIRINTO"

A ORIGEM (fonte de texto e imagens: INTERNET)

do Mundo - Gustave Courbet

publicado em artes e ideias por seven em 10 jan 2008 | 97 comentários

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Estávamos em 1866 e Courbet era já um pintor conhecido em França pela sua destreza técnica mas sobretudo pela sua atitude crítica e corrosiva em relação à sociedade e moral burguesas, que não perdia ocasião de afrontar. Courbet era um socialista convicto, arrogante e autoconfiante, é preciso dizer. No entanto talvez isso não baste para justificar a obra que realizou nesse ano e que havia de o celebrizar mais do que todas as outras. Ao representar frontalmente as coxas e o sexo de uma mulher, A Origem do Mundo abalou profundamente o meio artístico da época. E não só!

A tela tem um percurso atribulado. Reza a História que um diplomata turco, de nome Khalil-Bey, de passagem por Paris encomendou a Courbet para a sua colecção um quadro, que viria a ser este. Khalil-Bey era um coleccionador de arte erótica e tinha já adquirido ao artista uma pintura denominada O Sono ou Adormecidas, representando duas mulheres nuas deitadas sobre a cama em poses sensuais. Possuía também o famoso O Banho Turco, de Ingres, entre outras obras.

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Mais em: http://obviousmag.org/archives/2008/01/a_origem_do_mun.html#ixzz18SY8UiEI



....eu tive a sorte de ver essa pintura em um museu (fridacarla falando)...favor quem tiver releituras dessa obra..mandar.

fonte imagens e texto: INTERNET

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Kiki Smith (b. 1954) Whitney Biennial: 2002
Kiki Smith is an artist of international prominence whose career has thus far spanned over three decades. Smith is a leading proponent of artists addressing philosophical, social, legal, and spiritual aspects of human nature. The Museum Haus Esters in Krefeld, Germany is currently exhibiting Kiki Smith: Her Home, an exhibition of new works that explore a woman's life from birth to death, through August 24, 2008.

Cai Guo-Qiang (b. 1957) Whitney Biennial: 2000
Cai Guo-Qiang’s work has, since the outset, been scholarly and often politically charged. His solo exhibitions and projects include The Metropolitan Museum of Art, Mass MoCA, Smithsonian Institution, Tate Modern, The Museum of Modern Art, APEC, and a retrospective at the Solomon R. Guggenheim Museum now through May 28, 2008. He is also serving as director of visual and special effects for the opening and closing ceremonies of the Beijing Olympic Games this August.

" EL CUERPO ES NUESTRO DENOMINADOR COMÚN Y EL ENCUENTRO DE NUESTROS PLACERES Y NUESTRAS PENAS. CON ÉL, QUIERO EXPRESAR QUIÉNES SOMOS, CÓMO VIVIMOS Y CÓMO MORIMOS."

KIKI SMITH
(ARTISTA, *1954 EM NUREMBERG-ALEMANHA, VIVE E TRABALHA EM NOVA YORK)

Top 5: As melhores cenas de sexo do cinema!

nossa propaganda de cada dia X sinais de boa saúde...que bom que se preocupam com a saúde da população....

(acima exemplo de rótulo de produto)

"A TRANSCENDÊNCIA DA SOBERANIA É TRADUZIDA, NA ESTÉTICA PRODUZIDA PELO CAPITAL EM GERAL E NAS IMAGENS VEINCULADAS PELA PUBLICIDADE EM PARTICULAR...." (p 82)

BARBARA SZANIECKI: "estética da multidão"

carrocinha de cachorro quente e cartucho de impressora




FOTOS CARLA MAGALHÃES

"A ENTRADA -NO TERRENO DA ARTE- DO SOCIAL, DA POLÍTICA, O DEVER DE LEVAR EM CONTA AS CONDIÇÕES DE SUA EXISTÊNCIA COMO ARTE, PARA NÃO CAIR EM UM ESSENCIALISMO QUE OCULTE OS VERDADEIROS OBJETIVOS E CHEGUE ATÉ A CONFUNDIR O PAPEL E A FINALIDADE DA ARTE: TAL É O NOVO PARADIGMA COM O QUAL A ARTE DEVE AGORA ATUAR..." (P 82)

"PERCEBER É RE-CONHECER. NÃO SE TRATA DE FAZER UM JULGAMENTO DE VALOR DE UMA OBRA JÁ CONSTITUÍDA EM OBRA, O QUE SERIA COLOCAR A CARROÇA DIANTE DOS BOIS: TOMAR COMO REALMENTE EXISTENTE UM OBJETO SOBRE O QUAL AINDA NÃO SE SABE SE ELE É DE FATO O QUE SE PRESSUPÕE QUE SEJA, A SABER, 'DE ARTE'..." (P 119)

ANNE CAUQUELIN: "TEORIAS DA ARTE".