blog que trabalha com teorias estéticas, filosofia e filosofia da arte. procura abordar signos do nosso dia a dia e como a arte é inserida no popular.
sábado, 18 de dezembro de 2010
..."ASSIM QUE PERGUNTAMOS ISSO, A REGIÃO MUDA..."
CORNELIUS CASTORADIS -"AS ENCRUZILHADAS DO LABIRINTO"
A ORIGEM (fonte de texto e imagens: INTERNET)
do Mundo - Gustave Courbet
Estávamos em 1866 e Courbet era já um pintor conhecido em França pela sua destreza técnica mas sobretudo pela sua atitude crítica e corrosiva em relação à sociedade e moral burguesas, que não perdia ocasião de afrontar. Courbet era um socialista convicto, arrogante e autoconfiante, é preciso dizer. No entanto talvez isso não baste para justificar a obra que realizou nesse ano e que havia de o celebrizar mais do que todas as outras. Ao representar frontalmente as coxas e o sexo de uma mulher, A Origem do Mundo abalou profundamente o meio artístico da época. E não só!
A tela tem um percurso atribulado. Reza a História que um diplomata turco, de nome Khalil-Bey, de passagem por Paris encomendou a Courbet para a sua colecção um quadro, que viria a ser este. Khalil-Bey era um coleccionador de arte erótica e tinha já adquirido ao artista uma pintura denominada O Sono ou Adormecidas, representando duas mulheres nuas deitadas sobre a cama em poses sensuais. Possuía também o famoso O Banho Turco, de Ingres, entre outras obras.
Mais em: http://obviousmag.org/archives/2008/01/a_origem_do_mun.html#ixzz18SY8UiEI
....eu tive a sorte de ver essa pintura em um museu (fridacarla falando)...favor quem tiver releituras dessa obra..mandar.
fonte imagens e texto: INTERNET
nossa propaganda de cada dia X sinais de boa saúde...que bom que se preocupam com a saúde da população....
carrocinha de cachorro quente e cartucho de impressora
FOTOS CARLA MAGALHÃES
"A ENTRADA -NO TERRENO DA ARTE- DO SOCIAL, DA POLÍTICA, O DEVER DE LEVAR EM CONTA AS CONDIÇÕES DE SUA EXISTÊNCIA COMO ARTE, PARA NÃO CAIR EM UM ESSENCIALISMO QUE OCULTE OS VERDADEIROS OBJETIVOS E CHEGUE ATÉ A CONFUNDIR O PAPEL E A FINALIDADE DA ARTE: TAL É O NOVO PARADIGMA COM O QUAL A ARTE DEVE AGORA ATUAR..." (P 82)
"PERCEBER É RE-CONHECER. NÃO SE TRATA DE FAZER UM JULGAMENTO DE VALOR DE UMA OBRA JÁ CONSTITUÍDA EM OBRA, O QUE SERIA COLOCAR A CARROÇA DIANTE DOS BOIS: TOMAR COMO REALMENTE EXISTENTE UM OBJETO SOBRE O QUAL AINDA NÃO SE SABE SE ELE É DE FATO O QUE SE PRESSUPÕE QUE SEJA, A SABER, 'DE ARTE'..." (P 119)
ANNE CAUQUELIN: "TEORIAS DA ARTE".